Clima-

 
Falar do Equador é falar de clima tropical, embora a meteorologia deste país nos faz falar do tempo, para expor o clima deste país. A Cordilheira dos Andes, o litoral, a selva Amazónica, cada lugar contém um clima específico.
Tanto na costa do Equador assim como no interior do Equador a temperatura oscila entre os 18 e os 34 graus ao longo de todo o ano, se falamos da cordilheira, esta pode cair até aos 6 ou 7 graus e subir não muito superior a 24 graus Celsius. De Dezembro a Maio as chuvas são frequentes no litoral, mais ou menos como nas cordilheiras, ao falar da Amazónia, a estação chuvosa vai de Fevereiro a Setembro. 

Se falarmos sobre as Ilhas Galápagos, aqui temos um clima tropical com temperaturas médias que oscila entre os 26 ou 27 graus durante todo o ano, as máximas superam escassamente os 30 graus, as mínima raramente caem abaixo de 20 graus.

O clima do Equador apresenta grandes contrastes, em virtude do relevo acidentado. Do nível do mar até cerca de mil metros de altitude estende a chamada tierra caliente com temperaturas que variam entre 24°C e 26°C. Entre mil e dois mil metros situa-se a tierra templada, onde as temperaturas oscilam de 19°C a 24°C. Dos dois mil aos três mil metros encontra-se a tierra fria, cujas temperaturas vão de 12°C a 18°C. Acima dessas altitudes ficam os páramos (planaltos gelados), com temperatura média inferior a 12°C. A região litorânea é úmida e quente no norte e seca no sul. Na faixa amazônica, o clima é equatorial.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: