Relevo

 

O Relevo da Colômbia tem as seguintes características: planícies costeiras; cordilheira dos Andes (de N a S); bacias hidrográficas a L (Amazônica e do Orinoco) (60% do território).

O território colombiano é marcado por territórios de altitude elevada, especialmente na região ocidental, onde predominam os Andes. É tida como o país latino americano de maior diversidade geográfica com área semelhante.
Na região ocidental da Colômbia predominam os Andes. Existe uma ramificação na cordilheira na Colômbia e na Venezuela. Desta divisão, surgem outra cordilheiras, a Ocidental, a Central e a Oriental. A região dos Andes é a localização da capital Bogotá, que está situada a 2630 metros de altitude.
O relevo colombiano é constantemente marcado por elevadas altitudes e picos. O pico tido como o mais alto do país é o Pico Cristóbal Colón, com elevação de 5775 metros de altitude.

 

 
A cordilheira Ocidental estende-se do Equador até a planície do mar das Antilhas, seguindo aproximadamente a linha do Pacífico. Ao sul é franqueada por íngremes camadas paleozóicas e mesozóicas. O Nevado del Cúmbal, perto da fronteira do Equador, atinge 4.893m. A cordilheira Central ou Quindío, a mais alta das três, é separada da Ocidental pelo vale do rio Cauca e da Oriental pelo vale do rio Magdalena, terminando em colinas baixas perto da confluência dos dois rios. Consiste principalmente em arenitos cretáceos e rochas porfiríticas. Os picos mais elevados são o Nevado del Tolima (5.620m), o Nevado del Ruiz (5.300m) e o Nevado del Huila (5.750m). O batólito de Antióquia, velho planalto peneplanizado, a uma altitude de 2.130m, constitui prolongamento setentrional da cordilheira Central.
 
 
 
A cordilheira Oriental, formada por dobramentos cretáceos, divide abruptamente a região montanhosa de norte e oeste das planícies baixas do interior, que compreendem metade da área total do país. Ao sul, a selva é banhada pelos rios do sistema amazônico. Os llanos ao norte dessas planícies transmontanas, são uma região de baixadas tropicais, banhadas pelos afluentes do Orinoco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: