Vegetação

 

A Vegetação da Colômbia envolve o conjunto de espécies vegetais espalhadas pelo território colombiano. A floresta tropical recobre as encostas e vales das cordilheiras, grande parte das planícies da costa norte e a porção meridional das planícies orientais. No entanto, os produtos florestais constituem potencial econômico inexplorado, sendo numerosas as espécies de palmeiras e orquídeas. Na zona subtropical há grande variedade de frutas e a zona temperada é a região agrícola. Acima de 3.000m a vegetação é raquítica, seguida, mais acima, de espécies alpinas.


É notável a variedade da vida vegetal na Colômbia. Já foram detectadas 23 diferentes formações vegetais, distribuídas em faixas verticais e horizontais correspondentes a diferentes altitudes e volumes de chuvas. Assim, na costa do Pacífico se estende uma flora exuberante de manguezais, enquanto nas terras calcinadas de La Guajira crescem cardos e outras plantas adaptadas a regiões áridas.
Savanas e matas tropicais alternam-se nas áreas de Los Llanos; as planícies atlânticas possuem palmeirais e as regiões do Amazonas e do Chocó são cobertas pela densa floresta equatorial. A região andina apresenta uma flora das mais variadas, com árvores como o jacarandá, ébano, e cedro, além de plantas medicinais como a copaíba, salsaparrilha e quina.
Apesar de um processo de desmatamento secular e intenso em numerosas áreas, particularmente nas temperadas e frias, ainda existem grandes extensões florestais praticamente virgens.

 

O aumento do cultivo de coca na Colômbia é uma surpresa e um choque: uma surpresa porque vem em um momento em que o governo colombiano está dedicando tanto esforço para erradicar a coca; um choque por causa da magnitude do cultivo”, disse o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), Antonio Maria Costa. 
Como no Afeganistão, onde a maioria do ópio é produzido em províncias com uma grande presença do Talebã, a maior parte da coca na Colômbia é cultivada em áreas controladas por insurgentes”, disse Costa.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: